Dia 23 tem manifestação na ALRS sobre os déficits do PB1

Na terça, dia 23, às 14h, o Movimento Democracia e Renovação (Modere) na Fundação Banrisul vai fazer uma manifestação no plenário da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), solicitando a intervenção dos deputados para solucionar a difícil situação dos aposentados e pensionistas na FB. Em apoio a essa demanda, a deputada Patrícia Alba ocupará a tribuna para expor as causas da aflitiva situação que se abate sobre o PB1 BD.


A Comissão PB1 diz que de 2008 para cá o PB1 BD vem sendo muito mal gerido pela FB, em relação ao fundo de pensão dos aposentados. Eles vêm pagando Contribuição Extraordinária Unificada (CEU), somada com a normal de 8%, perfazendo um desconto de 43,09% sobre o benefício.


Sendo assim, com os déficits descontados pela FB dos assistidos, resta muito pouco para eles atenderem a suas necessidades básicas. “Têm centenas que recebem menos de 100 ou 200 reais. Isso vem causando um sofrimento muito grande neles. Por isso buscamos o apoio da AGBAN, da AFABAN e dos poderes públicos para resolver essa situação. Estamos desenvolvendo atividades junto a direção do Banco e ao governo, buscando com o governador e com os deputados, uma solução para isso”, salienta a coordenação do Movere.


A resolução, segundo ele, seria o Banco repor os recursos que ficou devendo, pois até uma certa data, ele contribuía o mesmo que os funcionários. “Agora nós pagamos 63% e o banco 37%. Então é isso que estamos reivindicando e vamos fazer lá na AL, uma vez que a deputada Patrícia, sensível às nossas causas, vai se manifestar na tribuna”, destaca.


“Solicitamos que os aposentados estejam presentes, para mostrarmos força e reivindicarmos que o Banco equilibre o nosso fundo de pensão, para que possamos receber um benefício digno, como foi prometido e contratado, para termos um final de vida com dignidade. É justo, pois trabalhamos com eficiência, gerando grandes lucros ao Banco e ao Estado”, pondera.


A solução imediata será suspender a CEU e o Banco voltar a contribuir em paridade.


A sessão será no Plenário 20 de Setembro. Acompanhe as transmissões pela ​TV Assembleia ou ​YouTube, ao vivo, ou gravado. Assista: www.youtube.com/@al_rs