Como pedir reembolso de medicamentos pelo aplicativo da Cabergs?

A Cabergs possui o programa PROMED, que consiste em desconto de 50% no preço de venda, na data de aquisição, dos medicamentos cobertos junto às farmácias credenciadas pela entidade.
Esses medicamentos devem ter sido prescritos por médicos, ou dentistas e serem destinados ao tratamento de patologias graves, crônicas e/ou malignas, somente para o titular do plano.
Nas farmácias credenciadas, você apresenta a receita, eles fazem cópia, e não precisa pagar nada. A sua parte a Cabergs debita na sua conta posteriormente, como sempre foi feito.
Tem acontecido problemas em algumas farmácias, onde você acaba tendo que pagar o medicamento, para depois pedir o reembolso.
O pedido de reembolso pode ser feito via aplicativo da CABERGS, na tela inicial do app. Você terá então que anexar uma cópia da receita. Normalmente as pessoas tiravam uma foto da receita e anexavam-a. Mas geralmente a foto é gerada no formato JPG. Porém, a Cabergs não está mais aceitando cópias nesse formato, somente em PDF, que é mais seguro.
A conversão do formato JPG para PDF pode ser feita no próprio celular. Você clica em cima da foto e escolhe a opção “ imprimir”. Vai abrir uma tela com a foto e, na parte de cima vai estar escrito “Salvar como PDF”, então você clica em cima de um círculo verde, onde está escrito PDF, com uma seta apontando para baixo. Na tela seguinte você nomeia o arquivo como desejar e clica no retângulo azul onde está escrito “Salvar“. Então ele será salvo na sua pasta de documentos, ou “Files”.
O reembolso também é muito utilizado pelos colegas que moram em outros Estados e em locais onde não existem farmácias credenciadas.
Faça um teste, pegue qualquer foto sua e salve-a no formato PDF.
Lembramos ainda que as receitas de medicamentos valem por 30 dias. Se forem medicamentos de uso contínuo, isso deve vir escrito na receita, e daí ela vale por seis meses. Dependendo do caso, pode pedir para seu médico(a) não colocar a data na receita. Daí dá para usá-la por mais tempo.
Este assunto também será tratado em nossa Oficina de Inclusão Digital, que está em fase final de elaboração.