Reunião com a direção da Cabergs

A direção da AGBAN reuniu-se com a presidência da Cabergs na tarde de quinta-feira, dia 3/7/2025. O presidente Carlos Henrique de Almeida e Ezequiel Souza Vargas, membro do Conselho Deliberativo da AGBAN e o presidente da Cabergs, Fernando Zingano e o Diretor Financeiro e Administrativo, Gaspar Saikosky trataram os seguintes assuntos:
Rede de credenciados – o crescimento da rede de credenciados, principalmente no interior do Estado, é uma grande demanda dos associados da AGBAN e do conjunto dos participantes da CABERGS. Desde que a atual Diretoria da AGBAN assumiu, em janeiro deste ano, estamos buscando abrir caminhos junto à Unimed para uma parceria com a Cabergs. Das 27 unidades da Unimed no RS, somente 5 são credenciadas à Cabergs. A ampliação disso traria um grande benefício para os participantes da Cabergs, principalmente no interior do RS.
Conversamos com a diretoria da Cabergs sobre contatos que tivemos junto à Unimed e as possibilidades que estão se abrindo. É um assunto complexo, que envolve negociação de valores. A Cabergs já pratica hoje valores semelhantes aos que a Unimed paga para seus conveniados e ainda, a Cabergs paga “religiosamente” a cada quinze dias, o que é um grande diferencial nesse mercado.
Outro assunto tratado partiu da reclamação de muitos colegas, ao indicarem médicos para fazerem convênio com a Cabergs, receberam resposta de que para a especialidade indicada a Cabergs já teria número suficiente de médicos credenciados e que no momento não estariam aceitando novas indicações em função dos custos que isso acarretaria. Os membros da diretoria da Cabergs nos disseram que isso foi alterado e que não existe mais nenhum impedimento para novas indicações.
Promed – O Promed é o programa da Cabergs que reembolsa 50% do valor de medicamentos comprados com receita, somente para o titular do plano. Pedimos alguns esclarecimentos diante de algumas dúvidas que os colegas têm. Não é qualquer medicamento que o programa custeia, somente os “destinados ao tratamento de patologias com potencial de gravidade, cronicidade e/ou malignitude“. Por exemplo, se um colega tiver uma receita que pede somente um Paracetamol, ele não cobrirá. As receitas são avaliadas por um auditor.
Confirmamos também que colegas que ingressaram no Banco a partir de 2020 não possuem mais direito ao Promed, somente se forem Pessoas com Deficiências. Esse programa é custeado integralmente pelo Banco, tanto para colegas ativos, quanto para aposentados, e, portanto, foi do Banco a decisão de não contemplar os novos. Foi a partir de negociações sindicais que o Banco concordou em permitir que os novos, que forem PCDs, ainda tenham direito ao Promed. Este é um programa muito importante, principalmente para os colega com mais idade, e que para o Banco implica num custo importante de compromissos pós-emprego que precisa ser provisionado nos balanços. Nosso entendimento é de que o Banco deveria reavaliar e incluir todos os novos empregados no programa.
Tem aumentado os casos de farmácias conveniadas que não conseguem inserir a receita no sistema, normalmente devido à falta de treinamento dos empregados da farmácia ou de problemas no sistema deles, isso acarreta que o colega tem que pagar pelo medicamento e depois pedir o reembolso, que pode ser feito via aplicativo, enviando foto da receita, em formato PDF.
Prosangue – Os colegas que queiram doar sangue podem se cadastrar no programa. Quando algum colega precisar de sangue, para si ou para um familiar, deve entrar em contato com a Cabergs, que irá consultar o cadastro de doadores e verificar a disponibilidade. Além de ser uma atitute louvável, a doação de sangue traz um benefício interessante para o doador, pois após ser coletado, o sangue passa por testes para determinar o tipo sanguíneo e para detectar doenças infeciosas transmissíveis por transfusão, como HIV, hepatites B e C, sífilis, doença de Chagas e HTLV, e o resultado desses exames é repassado ao doador, de forma gratuita. Nossa conversa sobre este programa foi no sentido de uma maior divulgação que, na nossa avaliação, teria que ser colocado em local de maior destaque no aplicativo e no site da Cabergs.
TEA – Nos últimos anos tem crescido muito os diagnósticos de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que pode acometer tanto em crianças como em adultos. O tratamento para o TEA é complexo e multidisciplinar. Recentemente a Cabergs promoveu uma palestra sobre este assunto. Levamos para a reunião a demanda de colegas que precisam para o tratamento de mais consultas do que o número disponibilizado nos planos da Cabergs. É algo que está sendo pensado pela Cabergs, pois envolve custos novos para os planos. Uma alternativa colocada foi a utilização das consultas no ambulatório da Cabergs, que são totalmente gratuitas e sem limitação de quantidade. O ambulatório da Cabergs, que fica na sede de Porto Alegre, possui médico da família, clinico geral e nutricionista, e podem ser feitas consultas online. O agendamento pode ser feito pelos fones 0800 0512142, 51 3262.9125 e 51 3262.9126.