Encontro de Previdência Complementar da Região Sul discutiu IA mais Humana

A colega Yara Bifano, que é conselheira deliberativa na AGBAN e conselheira consultiva eleita na Fundação Banrisul, participou do 15º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 21 a 23 de maio, em Gramado. O tema do evento foi “Inteligência Artificial + Humana: a inovação nos guia, a união nos fortalece”.
Ela conta que aproveitou 100% as palestras e que aprendeu muito para usar em defesa de todos os Planos da Fundação. A conselheira ressalta que, além do alto nível dos palestrantes, foi um encontro para a troca de conhecimentos e networking, pois tinham participantes de todo o Sul do Brasil, gestores e funcionários de fundos de previdência complementar.
“Embora a IA possa nos assustar como forma de substituição dos humanos em muitas áreas, ela nunca terá a nossa inteligência, pois o ser humano foi capaz de criá-la. Ela também não terá nossos sentimentos e afetos. Então cabe a nós colocá-la a nosso serviço e como uma forma de melhorar a nossa qualidade de vida”, pondera Yara.
A Fundação Banrisul já usa a IA na área financeira, de Tecnologia da Informação (TI) e em auditorias. A IA processa todas as informações alimentadas, como cenário econômico, valorização do dólar, entre outras e dá uma ideia em quais ações é melhor investir.
“Nós servidores do Banrisul temos na Fundação o órgão que cuida das nossas reservas, para que possamos ter uma velhice digna e tranquila. O futuro é o minuto seguinte e temos que nos atualizar em aprendizagem para podermos colaborar e também cobrar eficiência e soluções dos gestores”, avalia Yara.
No evento também foi lançado o livro “Previdência é coisa de família”, de Cristiano Verardo.

