Retrospectiva 2019:
dezembro 16, 2019 - 9:31 AM
A AGBAN possui algumas frentes de trabalho e, para isso, conta com profissionais qualificados para prestar assessoria e contribuir no andamento das suas atividades. Abaixo, segue resumo da atuação de cada uma destas áreas ao longo deste ano de 2019 (de janeiro a novembro): |
ASSESSORIA JURÍDICA: A AGBAN dispõe de uma assessoria jurídica especializada, o escritório Ibañez & Leitão Advogados, que é responsável pelas ações coletivas e individuais, garantindo um acompanhamento constante dos assuntos de interesse da Associação e de seus associados. Atualmente, nossa assessoria jurídica se concentra nas seguintes ações: – IR (Imposto de Renda): busca a exclusão integral das contribuições extraordinárias da base de cálculo do imposto de renda; – Ação civil pública: elucidar as causas que levaram ao estado deficitário da Fundação Banrisul cobrando os desequilíbrios daqueles que efetivamente foram responsáveis por sua causa; – Aplicação da CNPC 30 para equacionamento do déficit de 2014: em consequência, que seja aplicada no cálculo do referido déficit, o que significa ampliar o prazo de pagamento do déficit, com a consequente redução da prestação; – Consultoria jurídica presencial, por telefone e e-mail aos associados que solicitarem; – Participa das plenárias para expor os assuntos de interesse dos associados, sanando dúvidas e questionamentos. Importante destacar que todo este trabalho busca resultados favoráveis de suas ações em benefício de seus associados, porém estamos sujeitos aos prazos da justiça. Nem sempre temos notícias a serem divulgadas, mas o trabalho permanece acontecendo. |
ASSESSORIA ATUARIAL: A AGBAN também dispõe de uma assessoria técnica da empresa Equipe Atuarial, que fornece avaliação técnica na área de ciências atuariais, avaliando riscos e expectativas econômicas e realizando análise de gestão de previdência complementar e dos demonstrativos contábeis-atuariais da Fundação Banrisul, produzindo bases técnicas e subsídios para a assessoria jurídica e administração da AGBAN e para avaliação da mesma. Destacamos suas atividades: – Avalia e elabora pareceres acerca dos Demonstrativos Atuariais da Fundação Banrisul; – Trabalha de forma ativa junto à equipe jurídica na análise e interpretação de documentos técnicos, na elaboração de quesitos para perícia técnica e elaboração das demais provas necessárias para os processos da AGBAN; – Presta assessoria na análise de casos pontuais de associados como por exemplo na última migração, fornecendo bases técnicas para auxiliar na tomada de decisão entre migrar e permanecer no PBI; – Participa das plenárias para expor os assuntos de interesse dos associados, sanando dúvidas e questionamentos. |
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: A profissional Naura Recchia – Relações Públicas – possui atuação direta junto à Diretoria a fim de elaborar e divulgar informações relevantes aos associados através das ferramentas: – Boletim Informativo via e-mail – Divulgação de textos no site – Postagens no Facebook – Emissão de Comunicados específicos via e-mail – Acompanhamento de plenárias com registros fotográficos e cobertura dos assuntos discutidos; – Reuniões periódicas com a Diretoria. Ao longo deste ano de 2019, tivemos: -58 e-mails enviados – 2.000 e-mails de associados cadastrados – 1.470 pessoas (média) ao mês foram impactadas pelas notícias da AGBAN no Facebook; – 5.396 visualizações do site da AGBAN. Para 2020, a Assessoria de Comunicação e a AGBAN pretendem ampliar as ferramentas de comunicação, implantando boletim informativo anual e impresso, despachado via Correios, além de trabalhar para ampliar os acessos ao site, veículo oficial para informação de seus associados. |
EQUIPE ADMINISTRATIVA: Composta por membros da Diretoria e equipe interna da AGBAN, a equipe Administrativa atuou de forma incansável no atendimento aos associados, na promoção de reuniões e plenárias, na campanha para as Eleições da FBSS e gerenciando as assessorias terceirizadas. Além disso, é papel da equipe administrativa realizar a gestão dos recursos físicos, humanos e financeiros da Associação, com o objetivo de se fazer cumprir o planejamento e as rotinas do dia-a-dia organizacional. Para 2020, planejamos ampliar a atuação desta equipe, incluindo novas ações a serem desenvolvidas no intuito de nos aproximarmos ainda mais dos nossos associados. |
ASSESSORIA ECONÔMICA-FINANCEIRA: Recentemente foi firmado um contrato com uma Assessoria, Marco&Marco Consultores Financeiros Associados, que tem como objetivo estudar a perspectiva macro-econômica do cenário do país, bem como as perspectivas do mercado, fornecendo subsídios para a tomada de decisões. Esta assessoria também realiza a análise de desempenho da carteira de investimentos da Fundação Banrisul e dos demais patrocinadores. |