Retrospectiva 2019:

A AGBAN possui algumas frentes de trabalho e, para isso, conta com profissionais qualificados para prestar assessoria e contribuir no andamento das suas atividades. Abaixo, segue resumo da atuação de cada uma destas áreas ao longo deste ano de 2019 (de janeiro a novembro):
ASSESSORIA JURÍDICA:
A AGBAN dispõe de uma assessoria jurídica especializada, o escritório Ibañez & Leitão Advogados, que é responsável pelas ações coletivas e individuais, garantindo um acompanhamento constante dos assuntos de interesse da Associação e de seus associados. Atualmente, nossa assessoria jurídica se concentra nas seguintes ações:
– IR (Imposto de Renda): busca a exclusão integral das contribuições extraordinárias da base de cálculo do imposto de renda;
– Ação civil pública: elucidar as causas que levaram ao estado deficitário da Fundação Banrisul cobrando os desequilíbrios daqueles que efetivamente foram responsáveis por sua causa;
– Aplicação da CNPC 30 para equacionamento do déficit de 2014: em consequência, que seja aplicada no cálculo do referido déficit, o que significa ampliar o prazo de pagamento do déficit, com a consequente redução da prestação;
– Consultoria jurídica presencial, por telefone e e-mail aos associados que solicitarem;
– Participa das plenárias para expor os assuntos de interesse dos associados, sanando dúvidas e questionamentos.

Importante destacar que todo este trabalho busca resultados favoráveis de suas ações em benefício de seus associados, porém estamos sujeitos aos prazos da justiça. Nem sempre temos notícias a serem divulgadas, mas o trabalho permanece acontecendo.

ASSESSORIA ATUARIAL:
A AGBAN também dispõe de uma assessoria técnica da empresa Equipe Atuarial, que fornece avaliação técnica na área de ciências atuariais, avaliando riscos e expectativas econômicas e realizando análise de gestão de previdência complementar e dos demonstrativos contábeis-atuariais da Fundação Banrisul, produzindo bases técnicas e subsídios para a assessoria jurídica e administração da AGBAN e para avaliação da mesma.
Destacamos suas atividades:
– Avalia e elabora pareceres acerca dos Demonstrativos Atuariais da Fundação Banrisul;
– Trabalha de forma ativa junto à equipe jurídica na análise e interpretação de documentos técnicos, na elaboração de quesitos para perícia técnica e elaboração das demais provas necessárias para os processos da AGBAN;
– Presta assessoria na análise de casos pontuais de associados como por exemplo na última migração, fornecendo bases técnicas para auxiliar na tomada de decisão entre migrar e permanecer no PBI;
– Participa das plenárias para expor os assuntos de interesse dos associados, sanando dúvidas e questionamentos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
A profissional Naura Recchia – Relações Públicas – possui atuação direta junto à Diretoria a fim de elaborar e divulgar informações relevantes aos associados através das ferramentas:
– Boletim Informativo via e-mail
– Divulgação de textos no site
– Postagens no Facebook
– Emissão de Comunicados específicos via e-mail
– Acompanhamento de plenárias com registros fotográficos e cobertura dos assuntos discutidos;
– Reuniões periódicas com a Diretoria.
 
Ao longo deste ano de 2019, tivemos:
-58 e-mails enviados
– 2.000 e-mails de associados cadastrados
– 1.470 pessoas (média) ao mês foram impactadas pelas notícias da AGBAN no Facebook;
– 5.396 visualizações do site da AGBAN.
 
Para 2020, a Assessoria de Comunicação e a AGBAN pretendem ampliar as ferramentas de comunicação, implantando boletim informativo anual e impresso, despachado via Correios, além de trabalhar para ampliar os acessos ao site, veículo oficial para informação de seus associados.

EQUIPE ADMINISTRATIVA:
Composta por membros da Diretoria e equipe interna da AGBAN, a equipe Administrativa atuou de forma incansável no atendimento aos associados, na promoção de reuniões e plenárias, na campanha para as Eleições da FBSS e gerenciando as assessorias terceirizadas.

Além disso, é papel da equipe administrativa realizar a gestão dos recursos físicos, humanos e financeiros da Associação, com o objetivo de se fazer cumprir o planejamento e as rotinas do dia-a-dia organizacional. Para 2020, planejamos ampliar a atuação desta equipe, incluindo novas ações a serem desenvolvidas no intuito de nos aproximarmos ainda mais dos nossos associados.

ASSESSORIA ECONÔMICA-FINANCEIRA:
Recentemente foi firmado um contrato com uma Assessoria, Marco&Marco Consultores Financeiros Associados, que tem como objetivo estudar a perspectiva macro-econômica do cenário do país, bem como as perspectivas do mercado, fornecendo subsídios para a tomada de decisões.

Esta assessoria também realiza a análise de desempenho da carteira de investimentos da Fundação Banrisul e dos demais patrocinadores.